Rissole, Risole ou Rissol

Qual o correto? Qual a origem deste produto famoso e delicioso.


Massa crocante por fora e macia por dentro, recheios cremosos (e generosos!), bem fritinho, e em formato de meia lua. Lembra a infância, as festas de família e pode até ser considerado um parente distante da coxinha.



Dizem que ele tem origem francesa, já que seu nome original é rissole. Mas dados históricos garantem que o saboroso salgado veio de um lugar bem mais distante. Parece que sua origem é mesmo da milenar cultura chinesa. Dá para acreditar? Pois é!


Livros e relatos do século 14 contam que os jesuítas, que muitas vezes acompanhavam os portugueses até o Oriente, gostaram de uma iguaria chinesa feita com massa de arroz e pegaram emprestado a ideia. Como a viagem de volta para casa era longa, eles foram mudando a receita aqui e ali: ao invés do arroz, preferiram fazer a massa à base de farinha de rosca (para fritar) e ovos. Para rechear, um ingrediente muito usado em Portugal: amêndoas.


Famoso em Portugal e no Brasil.

E assim o rissol (como ele é chamado na terrinha) foi parar em Portugal, e por lá virou um sucesso. Nos mosteiros, ganhou o formato de meia lua e era, incialmente, servido apenas na versão doce. Com o tempo, foram criadas receitas com recheios salgados, com carne, frango, camarão, queijo e outros ingredientes. Aí é fácil imaginar como ele chegou ao Brasil: com os navios portugueses, conquistando os paladares locais desde então.


Para alguns, o risole nada mais é que um pastel com massa de coxinha. Mas não é bem assim! Ele tem personalidade própria: sua massa pré-cozida deve sempre ser passada no ovo antes de fritar, o que garante sua crocância.


Uma curiosidade: em Portugal muita gente chama o risole de pastel. Já no Brasil ele é um dos campeões das festas, em formatos menores, e das lanchonetes, botecos e bares, em porções grandes e bem recheadas. Pois é, os portugueses foram os criadores do pastel. Mas, no início, ele era doce. Tanto que, até hoje, pastelaria significa doceria lá em Portugal, e foram as monjas portuguesas quem deram o formato de meia-lua a eles.


Rissole ou rissol é um salgadinho em formato de pastel, feito de massa cozida de farinha de trigo, com caldo de galinha ou de camarão e leite, recheado com carne moída, camarão, palmito, frango ou queijo.

Envolto em farinha de rosca é frito em óleo quente. A mesma massa é usada para a coxinha e o enroladinho.


Seu nome tem origem no francês “rissole”, aportuguesado como rissole no Brasil e como rissol em Portugal.

Qual o correto? Qual a origem deste produto famoso e delicioso.

Pois é, os portugueses foram os criadores do pastel. Mas, no início, ele era doce. Tanto que, até hoje, pastelaria significa doceria lá em Portugal, e foram as monjas portuguesas quem deram o formato de meia-lua a eles.



28 visualizações

Endereço: Rua da Empresa, 957 - Bairro Empresa - Taquara / RS

Telefone: (51) 3541 4988 | E-mail: contato@congeladosclassea.com.br

  • Facebook - Círculo Branco
  • whatsapp-01
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - ClasseA Congelados